Guarda-Corpo: Tipos, uso e normas adequadas de segurança para seu projeto

Guarda-Corpo: Tipos, uso e normas adequadas de segurança para seu projeto

Alguns projetos necessitam de uma dose extra de segurança para serem viáveis. E é essa a função do guarda-corpo. Como ele tem diversos tipos de aplicações, os também conhecidos como parapeitos, evita que pessoas sofram acidentes.

Também tem sua função estética, que vai garantir uma dose extra de conforto e beleza para o ambiente. Já pensou em um mirante, com um guarda-corpo de vidro, permitindo a visualização da vista, porém a sua segurança? Essa é a função do guarda-corpo!

Os tipos, usos e as normas mais adequadas de segurança para a utilização de guarda-corpos de vidro são extremamente importantes na hora de finalizar o seu projeto.

O guarda-corpo é importante porque ele majoritariamente impede acidentes – comuns em edificações que não apresentam esse elemento – em lajes, varandas, mirantes, fachadas… Além de ser obrigatório em escada e rampa!

Além disso, além de ser, de fato, seguro, ele deve parecer seguro – pois muitos optam por parapeitos que podem passar uma ideia de não-seguros a que está vendo. Isso afasta-os dos locais.

O uso de guarda-corpos estão sujeitos a normas, e em algumas situações, são obrigatórios. Você conhece a norma necessária para a aplicação de guarda-corpos?

É a NBR 14.718, pensada para regulamentar a instalação dos guarda-corpos. Define o vão mínimo dos vãos, a ancoragem desses elementos, uso em escada, etc.

Seguir as normas garante que tanto o projetista quanto o proprietário  tenham a segurança de que os acidentes estão sendo evitados na região, por conta da inserção desse equipamento.

Em alguns locais, principalmente nos que possuem acesso livre de pessoas, que tenha um desnível para baixo com mais de 1 metro entre o piso e o nível inferior. E em caso de rampas que possuem um ângulo maior que 30º, é obrigatória a colocação de guarda-corpos em rampas.

Em relação a Zona de Estacionamento Normal (ZEN), a altura mínima que garante a segurança do guarda-corpo é de 1,10m, sendo também confortável por questões ergonômicas.

Entre os principais tipos de guarda-corpo, estão:

  • Alumínio;
  • Inox;
  • Vidro;
  • Madeira;
  • Cabos de aço;
  • Entre outros.

Aqui na Mossato Vidraçaria, trabalhamos com guarda-corpos de vidro. Podem ser feitos de várias cores, e podem usar diferentes tipos de vidro para essa função – ainda que os mais indicados sejam os chamados “vidros de segurança”.

Deve-se sempre levar em consideração alguns cuidados para estes guarda-corpos, no que diz respeito à manutenção e limpeza. O vidro mostra muito mais a sujeira, por isso uma limpeza rotineira é indicada.

E, também, o vidro pode passar insegurança ao usuário, dependendo do local em que for instalado. Preste atenção aos locais em que você irá optar por colocar o guarda corpo de vidro.

Faça um orçamento conosco, entre em contato e torne real o seu projeto dos sonhos!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.