Que os espelhos são peças indispensáveis na decoração e no dia a dia de nossas casas nós já sabemos! Mas como são produzidos?
Hoje vamos contar pra você um pouco sobre o processo de produção dessas peças que são queridas por todos!
As três camadas de um espelho
Um vidro plano que reflete completamente a luz que incide sobre ele. Esse á a base de um espelho. Esses vidros devem ser de alta qualidade, pois até mesmo pequenos defeitos podem deformar a imagem refletida. Para fabricar um espelho, são utilizadas três camadas:
- O vidro
A camada que nós enxergamos no espelho, é o vidro. Ele é responsável pela solidez e protege a camada que vem logo atrás, evitando a distorção da luz refletida.
- O metal
Essa é a principal camada de um espelho. Uma camada metálica super polida que reflete a luz, e fica no meio do espelho.
- Base
E por último, temos a base. Ela é chamada dessa forma, pois impede que a luz absorvida se dissipe pelo metal. Observe que normalmente essa última camada é pintada de preto.
Como é a produção de um espelho?
Para encaixar as três camadas que vimos acima, a produção de espelhos passa por uma sequência de operações que incluem temperaturas elevadas, resfriamentos e acabamentos.
Na primeira camada, é feito o uso do vidro, que é composto por alguns componentes químicos, e basicamente 70% de areia. Ou seja, todos esses componentes são misturados e levados para um forno industrial a uma temperatura de até 1.500 °C. Retirado do forno industrial, o vidro fica com um aspecto de líquido viscoso, por isso é possível moldá-lo tão facilmente. Após ser resfriado e moldado, o vidro endurece assumindo a forma que conhecemos.
Depois dessa primeira fase, é chegada a fase da “química do espelho”. Nesta etapa é aplicado o responsável por refletir as imagens, o metal. A superfície de metal, limpa e super polida, é constituída de prata e um produto químico que a faz aderir totalmente ao vidro.
E por fim, a terceira camada, a base de proteção. Como vimos acima, essa última camada serve para proteger a camada de prata, que é sensível ao ambiente, devido à oxidação da prata, e para impedir que a luz absorvida pela parte de trás do espelho vaze para a camada refletora. Ou seja, ela é constituída de tinta preta que é aplicada atrás da camada de prata.
Quando as três camadas estão prontas, o espelho passa por uma estufa, para que a tinta fique bem seca. Depois disso, os espelhos estão prontos para serem aplicados no projeto para qual foram designados.
O processo de fabricação dos espelhos da Mossato, é processo produtivo ecologicamente correto, livre de materiais pesados como cobre e chumbo e com camada de proteção contra riscos e manchas.
Agora você já sabe como funciona o processo de fabricação de um espelho, clique aqui para ver algumas dicas de decoração com espelhos.