Existem muitos tipos de vidros, que são essenciais e necessários para muitos tipos de ambientes. Principalmente para a segurança e mobilidade de todos os que têm que se utilizar deles diariamente.
Você pode não perceber, mas muitas janelas, portas, guarda-corpos, até mesmo escadas e pisos são feitos com vidros. E para eles serem resistentes ao uso diário, têm algumas especificações – e tipos – que combinam leveza, tradição e segurança!
Vamos saber mais sobre os tipos de vidros, como e onde devem ser utilizados? Primeiro, é necessário entendermos e conhecermos os tipos de vidro e também onde e como eles podem ser utilizados no dia-a-dia, para evitar que sejamos enganados em orçamentos, ou coloquemos em nossas residências algo que seja perigoso.
- Vidro comum
Também conhecido como “Vidro Float”, é o vidro mais barato dos encontrados em vidraçarias, já que não possui nenhum tipo de tratamento, e é a composição mais básica dos vidros.
- Vidro de segurança
São separados em 3 tipos: laminado, temperado e aramado. São os mais recomendados para locais que necessitam de resistência e segurança, como janelas, boxes do banheiro, mesas…
- Vidro Laminado
Neste tipo de vidro, são 2 camadas de vidros comuns, com uma pequena película de resina ou PVB (uma espécie de plástico) no meio. Isso impede que os cacos estilhacem no caso da quebra. Também ajuda no isolamento acústico, sendo muito procurado para ser utilizado em portas, janelas, coberturas, fachadas, divisórias.
- Vidro Temperado
Este vidro passa pelo processo de têmpera, sendo resfriado e aquecido. Isso acaba deixando eles mais seguros e resistentes. No caso de quebra, ele não formará estilhaços e cacos pontiagudos que podem furar e machucar a pele, e sim cacos arredondados. Porém, depois desse processo, ele não pode ser cortado ou furado, pois correrá risco quebrar inteiro.
- Vidro Aramado
Tem uma malha de arame inclusa na produção, que fica imprensada entre o vidro e que segura este vidro translúcido. Não é muito resistente – semelhante ao vidro normal, mas em caso de quebra, a rede mantém os cacos e pedaços. É bastante utilizado como “vidro anti-incêndio”, já que é resistente ao fogo.
- Vidro Jateado
Possui uma textura opaca, que permite a visão em apenas um dos lados. Ele é usado para ambientes que necessitam de um grau maior de privacidade. Esse tipo de vidro pode ser cortado, furado, colorido e com diversos desenhos e relevos. Ele é fraco, o que dificulta a visualização. Pode ser usado em portas, boxes de banheiro e divisórias.
O vidro serigrafado, também conhecido como vidro pintado a quente, é um material que recebe desenhos ou cores por meio de telas de silkscreen com uma tinta especial, cujo conteúdo é fixado no vidro em altíssimas temperaturas, gerando um processo de pintura e têmpera.
Esse processo termina em um forno para que a tinta fixe na chapa a quase 600ºC, produzindo um material resistente a riscos e manchas de gordura em um vidro que também ganha resistência após o processo de têmpera. Essa é uma das desvantagens do produto, afinal, o vidro temperado não pode ser cortado ou modificado.